QUAL A VISÃO QUE O MUNDO TEM DOS CRISTÃOS?


Está escrito em 1º Pedro 1.15,16 – “Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.

Durante séculos e milênios o povo de Deus foi julgado pelo mundo. Nosso comportamento como “servos de Deus” tem sido observado desde os tempos mais remotos e qualquer passo em falso sempre foi o bastante para sermos criticados, humilhados e escarnecidos. Os cristãos tanto foram observados que o próprio Jesus exortou os seus discípulos à vigilância e também mais tarde o apóstolos orientaram os cristãos a terem testemunhos com os que estão de fora. No livro Aos Hebreus 12.1 está escrito: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

Para o mundo, pelo menos desde Adão até a década de 80 do século XX, ser uma pessoa crente ou cristã era ser uma pessoa diferente, simples, distinta em sua maneira de viver, em sua maneira de agir, de se vestir e de se enfeitar...

Por muitos anos os homens cristãos evitaram em público o uso de roupas curtas por causa do escândalo e do bom nome de suas respectivas igrejas. Uma mulher com maquiagem ou qualquer outro tipo de pintura; com cabelos cortados ou até mesmo aparados; uma mulher com vestidos decotados e principalmente com calças cumpridas; uma mulher com uso extravagante de jóias..., JAMAIS FOI RECONHECIDA PELO MUNDO como sendo uma mulher cristã.

Para o mundo uma mulher cristã deveria mesmo ter “cara de santa”, e naquela época muitas mulheres cristãs eram pelas ruas chamadas de “crentinhas” por causa de seus cabelos longos sem enfeites, seus rostos naturais sem pinturas e sem jóias e por causa de seus vestidos modestos.
Atualmente a igreja mudou, pois se apostatou bastante da fé, mas a opinião do mundo sobre os cristãos, embora hoje muito mudada devido à evolução do mundanismo no seio da igreja, ainda continua a mesma, pois mesmo diante do fato de muitos cristãos terem simplesmente passado a andar de acordo com os próprios olhos e de acordo com as suas próprias vontades, conforme o desejo de seus corações; no entanto, para o mundo um cristão de verdade nada tem a ver com essas mudanças radicais e modernas.

O próprio mundo enxerga essas mudanças como sendo um desvio de conduta, ou seja, na opinião de muitas pessoas não-cristãs, muitos crentes estão totalmente fora do rumo com suas vaidades e com suas dissoluções, ficando sem vergonhas, mesquinhos.

Podemos entender melhor a opinião do mundo sobre a visão que tem em relação a característica física de um cristão ou cristã até mesmo quando criam personagens cristãos nas produções de cinemas e de televisão. HOLLYWOOD diferencia as mulheres cristãs das mulheres não-cristãs nos seus usos e costumes. Quando assistimos a qualquer filme bíblico é notável a diferença entre as mulheres israelitas (representantes do povo de Deus) e as demais mulheres egípcias, filistéias, cananéias, e outras mais mulheres estrangeiras (representantes do povo do mundo).

As mulheres israelitas, por sua vez, nos filmes, segundo a visão de Hollywood, elas são representadas com vestidos muito simples, com muita humildade, com modéstia; seus rostos geralmente são de características naturais, sem uso de pintura, jóias, ou qualquer outra espécie de vaidade nociva à santidade tão exigida nas Escrituras Sagradas. O cabelo das mulheres israelitas é cumprido e de cor natural.

Já as mulheres das demais nações estrangeiras, nos filmes, segundo a visão de Hollywood, são vistas de diversas formas e conhecidas por suas variadas características sensuais, chamada pelos cristãos de “costumes mundanos”.

Pinturas, maquiagens, cortes extravagantes de cabelos, muitas jóias e aparatos; sedutoras vestes capazes de transformar seus corpos físicos em verdadeiras beldades sensuais. No mundo real, inúmeras foram as vezes que os israelitas adulteraram com as mulheres estrangeiras, pois foram seduzidos, vencidos e tragados por suas tentações.

A TELEVISÃO BRASILEIRA, principalmente a REDE GLOBO em seu desprezo aos evangélicos, quando em um de seus “abençoados” programas cria um personagem para representar um cristão, embora subliminarmente ela transmita aos espectadores a idéia de que o cristão seja um problema à sociedade, todavia em sua visão, o personagem criado para representar um cristão se veste com características inerentes ao cristão; roupas simples peculiares aos costumes e aos princípios bíblicos. Ainda que em deboche ou escárnio, mas é assim a visão, da televisão brasileira em relação às características de um real cristão; assim é a visão de toda sociedade.
Durante séculos, em qualquer lugar do mundo, se pedíssemos uma opinião a qualquer pessoa não-cristã, para que descrevesse as características de uma pessoa cristã, a descrição era a mesma em todas as partes do planeta: cabelos cumpridos, rosto sem maquiagem, vestidos modestos.

Era muito comum a mulher cristã andar na rua e ser observada pelas pessoas, ou com deboche ou com admiração, pois o que contava de fato era a distinção, a diferença; a mulher cristã era destacável.
Mas o que as mulheres cristãs pensam sobre tudo isso?

Elias Barbosa - Ancião

Nenhum comentário:

Postar um comentário